domingo, 12 de junho de 2011

15º Aula dia 11 de maio de 2011.

Na aula de hoje vimos um video que nos deixou encatados, alias os videos retrata a amizade, pois até os animais tem sentimentos e são capazes de demostra-los. nessa lição podemos entender que o homem dominou seu medo e domou os animais, assim nos tambem podemos domar nossos medos.
       O segredo da escrita é saber ler
      
 tipologia textual.

Narração, Descrição e Dissertação.

Narração é algo contado, tudo que fazemos é narrado.
Descrição está sempre acompanhando a narração, ex: era uma m Oto vermelha, pequena com desenhos e etc.

Dissertação é onde daremos opinião com argumentos.

Após explicação a professora passou dois textos para lermos, um sobre Alimentos e outro sobre comer fora de casa, (os riscos dos lancinhos). Onde com a leitura dos textos, redigir uma dissertação (um texto narrativo) sobre como é geralmente a alimentação dos brasileiros (entregamos a dissertação para a professora).

                                             

14º. Aula dia 04 de maio de 2011.

Na aula de hoje a Professora nos mostrou imagens que falam por si só, as imagens continham mais do que pode se ver a primeira vista, ao analisar-mos melhor encontramos outro horizontes, aprendemos que nunca devemos jugar as situações sem antes analizar bem, refletir e então tomar a melhor decisão.
Após demonstração de várias figuras foi feita a correção do exercício da aula anterior

A VÍRGULA

No final da aula foi nos mostrado situações que devemos usar corretamente a vírgula, ou não. Pois ela pode sumir com seu dinheiro, dar duplo sentido a frase.
Ex: Isso só, ele resolve. (o problema).
       Isso só ele resolve. (uma pessoa).


Após vários exemplos sobre a vírgula ficamos com a missão de colocarmos a VÍRGULA neste pequeno texto.
                           A vírgula pode mudar tudo.

                         Se o homem soubesse o valor
                         Que tem a mulher andaria de quatro
                         A sua procura.

·         Se você for MULHER, certamente colocou a vírgula depois da mulher.
·         Lógico se for HOMEM  você colocou a vírgula depois da palavra tem.
Viu como esse pequenino ponto faz uma grande diferença em muitas situações.

Até a proxima....

13º. Aula dia 27 de abril de 2011.

Morrer é preciso?
Na aula de hoje a Professora Eliana, mostrou que precisamos morrer todos os dias, para chegarmos a cada dia mais alto pois, a morte nada mais é do que uma passagem de transformação.
 Todos os dias temos que nos desfazer  de coisas que não gostamos, da insatisfação, da preguiça, o descontentamento enfim de tudo que nos incomoda e naão nos deixa ver o amanh~, ou seja não deixa espaço para coisas novas.
Em seguida fizemos uma breve reflexão do texto, e citamos algumas coisas que queríamos matar dentro de nós. Algumas pessoas comentaram sobre o assunto e também foi passado um exercício juntamente com um texto sobre a Língua.

Conclusão do exercício próxima aula. 

12º. Aula dia 20 de abril de 2011.

Concordância Nominal e Verbal

O adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
    Exemplos:
         O aluno atencioso / A aluna atenciosa
Uns alunos estudiosos / Umas alunas estudiosas
Este clipe está enferrujado / Estes clipes estão enferrujados
Eles saíram juntos / Elas saíram juntas

1º. Regra

         Quando o adjetivo é posposto a vários substantivos do mesmo gênero, ele vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.No entanto, quando o adjetivo se referir claramente ao último substantivo, a concordância com este será obrigatória
         Tamarindo e limão azedos. (azedo)
         Palavra e lágrima antigas.... ( antiga)
.

2º. Regra
         Se os substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo.
         Ex: Tamarindo e laranja azedos (azeda).
Ela tem testa, nariz e boca deformados (deformada


A concordância do adjetivo com o último substantivo será obrigatória quando:

  1. o sentido assim o exigir:
         Traga-me um livro e uma fruta fresca.
No Shopping, comprei roupas e um rádio elétrico
Os substantivos forem sinônimos;
  Falta mais coragem ao povo e à gente brasileira e etc.

Após as explicações da professora em relação concordância nominal, foi passado um exercício para a turma onde nos dividimos em grupos.
 
Português Instrumental

Atividade sobre concordância verbal e nominal.

1.      Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:

a)      Mantenha o quarto e as salas bem _LIMPOS. (limpos/limpas)
b)      O ciclista teve um dos braços  quebrado. (quebrado/quebrados)
c)      “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas coloridos ou coloridas.” (coloridos/coloridas).
d)      “Mas, ó cigarra que zinis, não sois  a mesma que eu ouvi menino “ (a mesma/as mesmas).
e)      Devemos estar               para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
f)       As cópias vão ________ aos originais. (anexo/anexas)
g)      Seguem _______ os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
h)      As cortinas, __________ abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
i)        “Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece ______ escrita (meia/meio).

2.      Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.

a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado.
    O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.

b) O problema são as minha notas baixas.                                                                   
    O problema é as minhas notas baixas.

c) Duas horas é muito para ficar acordado.
    Duas horas são muito para ficar acordado.

d) É meia noite em Brasília.
    Em Brasília já são meia noite.

e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia.
    Ou você ou eu deverei participar da assembléia.

f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina.
    Nem eu nem você podem abraçar a menina.

g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
    Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.

h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe.
    Ela  é uma das  que sabem menos aqui na classe.

i) Um ou outro deverá começar o jogo.    
           Um ou outro deverão começar o jogo.

j) A maioria preferem ficar em casa
           A maioria prefere ficar em casa;


3. Reescreva as frases completando-as adequadamente  com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “________ seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós ______, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal ______ elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que _______(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo _______ o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo ______ paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o ________ ” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê _______ que outras ________ , mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que ________ a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).


4. Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:

a)      (Fazer) dez anos que moro nesta rua.
b)      (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca
c)      (Deve) haver computadores naquela escola.
d)      (Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho.
e)      (Fazer) alguns dias que não vou até lá.
f)       Vocês (haver) de vencer essas dificuldades.
g)      (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui.
h)      Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego.
i)        (Haver) horas em que a gente esta cansado.

5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.

a)      A maior parte dos convidados ainda não ________ graças a Deus! (chegou/chegaram)
b)      Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me  _______ (impressionam/impressiona).
c)      Não sou eu quem _______ limpar o chão. (vou/vai).
d)      Vejo os cães que também _________ aceleradamente. (corre/correm)
e)      Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento ____________ em meu país! (existe/existem).

6. Ela estava   _________ irritada e, a ___________ voz, porém com _______ razões, dizia ______ desaforos.

a)      Meio – meia – bastantes – bastantes.
b)      Meia – meia – bastante – bastante.
c)      Meia – meia – bastantes – bastantes
d)      Meio – meia – bastante – bastante.
e)      N.D.A
 até a próxima aula.

11º. Aula dia 13 de abril de 2011.

A professora iniciou a aula com uma pergunta.
Você domina bem o português?
Problemas  Gerais da língua Portuguesa.
Como falar corretamente! Na sequência falou sobre os costumes de linguagens de região para região, e apresentou slides com erros grotescos encontrados em placas.
Um caso muito interessante foi a prisão de um ladrão, na tentativa de clonar a placa do carro, escreveu FRORIANOPOLIS, resultado foi que o ladrão ao derrapar no português foi preso pela polícia por causa de uma PRACA CRONADA. E seguiu a aula com muitos outros erros.

      A Língua Portuguesa agradece (e nossos ouvidos também!)

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante pode ser útil para outras pessoas.

A Língua Portuguesa agradece


Nunca diga:
- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein!
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
 - Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se:
- Mal - Bem
- Mau – Bom.

Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !

"FAZ dois anos que não o vejo“ e não “FAZEM dois anos”

- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM”

- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
(os verbos fazer e haver são impessoais!!)

- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)

- A PARTIR e não À PARTIR
-          - POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...)
A GENTE = NÓS
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer...  

(mim não conjuga verbo, apenas
"eu, tu, eles, nós, vós, eles").

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING.

Não é                                                      E sim
“eu vou ESTAR mandando”
                      eu vou mandar
“vou ESTAR passando”                         vou PASSAR
“vou ESTAR verificando”                      vou VERIFICAR

(muito mais simples,
mais elegante e CORRETO).


- Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!!). Agora, explicações de algumas expressões   que usamos e nem sempre sabemos             de onde originou-se:
NAS COXAS
As primeiras telhas do Brasil eram feitas de argila moldada nas coxas dos escravos.
Como os escravos variavam de tamanho e porte físicos, as telhas ficavam desiguais.
Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito


CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do
Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária se chamava Joana. Como, fora dali, esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e, para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários apelaram à decisão de um burrico. Colocaram-no entre as duas paróquias e esperou o animalzinho caminhar até uma delas.
A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E o burrico caminhou direto para uma delas...
Só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burrico, e conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

DOURAR A PÍLULA 
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.


                               SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. 
Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. 
Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.

E ai gostou? Eu gostei, então mande essa aula para seus amigos:

Se circula tanta bobagem pela internet, porque não circular coisa útil?

              Depois passou esses dois vídeos com erros grotescos de português, para passarmos para língua culta.

10º. Aula dia 06 de abril de 2011.

Hoje a professora iniciou a aula com dois vídeos, nos videos analisamos o ponto de vista de um mesmo jornalista em edições diferentes. Os videos falam de uma opinão isolada do jornalista,  objetivo do video artigo de opinião é fazer com que os espectadores acreditem que a sua opinião é a melhor.
Foi feito um debate em sala em relação à mudança de opinião deste repórter, e para termos uma idéia concreta de um artigo de opinião.
Através de slides foi explicado o gênero

Condições de produção
. Esfera: Jornalística
Finalidade: convencer o outro de que a tese defendida é a mais adequada; Influenciar o pensamento dos leitores, isto é, fortalecer ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição dos destinatários sobre uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento desses destinatários.

Condições de produção (2).

Autor: alguém que domina o assunto (ou pelo menos está razoavelmente informado sobre o assunto), em geral está vinculado a alguma instituição;
Suporte/circulação: jornais, revistas, internet etc.;
Leitores: leitores de uma publicação (em geral uma elite privilegiada, formadora de opinião).

Vimos e discutimos temas polêmicos tais como:
O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos?
• A clonagem humana deve ser permitida?
• Qual a função da arte?
• O aborto deve ser legalizado?
• A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa?
• A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência?
A maioridade penal deve ser revista.
Tudo isso para termos uma gama de conhecimentos para construirmos um ótimo artigo de opinião.Após a leitura do texto abaixo a turma formou vários grupos, e elaboraram seus artigos.
Propostas de redação.
Tema I – Vida Virtual
“Pesquisa divulgada há pouco revelou que, no mês de julho, o internauta brasileiro passou 23 horas e 30 minutos navegando na internet. Essa marca é uma hora e três minutos maior que a de junho, que por sua vez era quase uma hora maior que a de maio , e assim por diante. Ou seja, de 30 em 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. (...)
Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro ou estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados na pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.”
(CASTRO, Ruy. Folha de S.Paulo, 05/09/2007, p.02)
O texto aborda a relação do brasileiro com a internet, numa perspectiva crítica. Depois de refletir sobre esse assunto, escreva um artigo de opinião, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema:
O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET
n   Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa.
n   O texto NÃO deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
n   O texto deve ter no mínimo 20.
n   A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
n   O rascunho pode ser feito no seu caderno.

9º. aula dia 30 de março de 2011.

Assunto: Artigo de opinião.

Na aula de hoje a docente Eliana Dias, abordou o assunto de artigo de opinião, pois houve uma preocupação maior com a produção deste trabalho que é a segunda fase do TGI, do 1° semestre do curso de Gestão Públia e de outros cursos. A Professora mostrou passo a passo a construção desse artigo, através de slides, exemplos.
Como é a estrutura de um artigo, características, quais temas abordar, a contextualização, apresentação.
através dessa aula elaboramos um artigo em sala de aula, tínhamos que escolher um dos temas:
Como se vestir na faculdade e A escrita do resumo.


O artigo de opinião aborda temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos leitores, espectadores e ouvintes.


         O autor deste gênero apresenta seu ponto de vista expondo idéias pessoais através da escrita, com intenções de convencer seus interlocutores.
         Para convencer é preciso que ele apresente bons argumentos, sustentados por verdades e opiniões, porém, tais opiniões são fáceis de serem contestadas, pelo fato de serem fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto.
► Pode ser elaborado em 1ª ou 3ª pessoa do singular.

E como tarefa, pesquisar sobre o jovem brasileiro na internet.